Cursos Pré-congresso - CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA



Ir para o conteúdo

Menu principal:

CURSOS PRÉ-CONGRESSO

Os cursos pré-congressos oferecidos no XVII CBSH serão propostos a parte da programação e acontecerão simultaneamente, por isso cada um terá como participar de apenas um dos cursos, com investimento de R$ 40,00, associados da SBRASH estão isentos da taxa.

As vagas estarão disponíveis inicialmente para quem estiver inscrito no evento, caso não sejam preenchidas, serão abertas para os demais.

Ao final do evento, o participante receberá um certificado, que será disponibilizado no site na área do participante.

Haverá limite no número de participantes e não será permitida a troca de cursos no decorrer das atividades.

Clique aqui pra realizar sua inscrição:

Clique Aqui


CURSO PRÉ-CONGRESSO 1 - FLASSES

OS CASAIS E A SEXUALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS

Coordenação:



Jaqueline Brendler

Ginecologista especialista em Sexualidade e Sexologia. Presidente da FLASSES (Federação Latino Americana das Sociedades de Sexologia e Educação Sexual). Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.





Ministrantes:


Cristina Werner

Psicóloga, Terapeuta de Casais e Família. Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Federação Latino Americana das Sociedades de Sexologia e Educação Sexual.





María Ester Antelo

Psicóloga, Terapeuta de Casais. Diretora da SASH (Sociedade Argentina de Sexualidade Humana). Federação Latino Americana das Sociedades de Sexologia e Educação Sexual.





Santiago Cedrés

Médico especialista em Sexologia. Ex-Presidente do SUS (Sociedade Uruguaia de Sexologia). Federação Latino Americana das Sociedades de Sexologia e Educação Sexual.





Viviana Caruso

Psicóloga, Terapeuta de Casais. Diretora da SASH (Sociedade Argentina de Sexualidade Humana). Federação Latino Americana das Sociedades de Sexologia e Educação Sexual.





Objetivo do curso: discutir as características e os desafios atuais dos casais, por fazes da vida, afim de promover atualização aos sexólogos clínicos.

Método: baseado na ciência e na experiência dos autores foi desenvolvido os tópicos.

Fatores orgânicos que podem afetar a sexualidade dos casais. A hiperprolactinemia e algumas doenças crônicas (lúpus, esclerose múltipla, hipertensão, diabetes) podem causar impacto negativo na sexualidade. A farmacoterapia usando bloqueadores da testosterona (como a finasterida, a dudasterida , a ciproterona, alguns progestágenos ) os tranquilizantes menores e maiores, os que atuam sobre o GABA, os antidepressivos principalmente os que aumentam a serotonina também possuem esse potencial. As enfermidades crônicas podem abalar a autoestima, causar ansiedade, depressão e causar disfunção sexual. Temos que atuar na atenção integral aos casais e agir preventivamente.

Os adolescentes, borramento de conceitos sexuais, vida online e offline. Os casais nasceram na era do borramento das fronteiras sobre os conceitos sexuais, sobre a heteronormatividade e isso associado a era digital e a impulsividade da idade geram características especiais. Viver um romance ou uma experiência homossexual é uma possibilidade, ao mesmo tempo apaixonar-se pelo sexo oposto é o que é mais comum. A tecnologia digital é ferramenta de aproximação e manutenção do vínculo e fonte de muitos conflitos vividos intensamente.

O casal adulto com filhos. A vida sexual do casal com filhos tem múltiplos desafios que vão variar, de acordo com o tipo de família (nuclear, hetero, homo, etc), idade e número de filhos e o quanto conseguem priorizar a sua privacidade como casal. O equilíbrio do papel sexual com o papel da maternidade, da paternidade e o papel profissional serão discutidos.

A nova "meia-idade": a reinvenção do viver. Período com redefinições vitais que criam a oportunidade para um novo crescimento pessoal e do casal. Uma fase para evoluirmos e não um estágio em que somente envelhecemos. Pode haver inúmeros questionamentos sobre o passado, o presente e o futuro da vida conjugal e sexual. Descobre-se que o tempo é limitado, mas mesmo assim, em uma jornada flexível e criativa, o viver pode ser enriquecido. Para os casais, pode ser possível ou não uma nova reunião.

A terceira idade: A sexualidade foi, por séculos, associada à reprodução negando o prazer e o erotismo dos idosos. Hoje eles estão formando redes de convívio social inclusive na internet, então houve mudanças na terceira idade, somada aos avanços da medicina, há chance de melhor qualidade de vida pessoal e conjugal. Sabemos que ainda temos que lutar contra as crenças de inatividade sexual e promover um processo de envelhecimento positivo.

Resultados: Na atualidade houve mudança no modo de viver de todos os casais.

Conclusões: O sexólogo deve conhecer as mudanças relativas às fases da vida dos casais.


CURSO PRÉ-CONGRESSO 2

A MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO NO CONTEXTO DA SEXUALIDADE MASCULINA E FEMININA

Ministrante:



Cristiane Carboni

Fisioterapeuta pélvica. Coordenadora da pós-graduação de fisioterapia pélvica da faculdade Inspirar Porto Alegre. Doutoranda em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS. Secretária da Diretoria da Sbrash.




Objetivo do curso: A musculatura do assoalho pélvico exerce um papel fundamental da gênese e no tratamento das disfunções sexuais. Este assunto é pouco abordado e dele depende o retorno a uma vida saudável de muitas mulheres e homens. O objetivo deste curso é explicar o mecanismo pelo qual estes músculos podem causar ou contribuir para as disfunções sexuais e quais os principais tratamentos. Destinado a profissionais da saúde interessados em conhecer esta modalidade de tratamento.


CURSO PRÉ-CONGRESSO 3

INTRODUÇÃO AO COACHING DE RELACIONAMENTOS E SEXUALIDADE: OBJETIVO, MÉTODO E DESAFIOS

Ministrantes:



Anna Neves

Diretora do Instituto Anna Neves - IAN

Master Coach , especialista em comportamento humano, hipnoterapeuta, com mais de 10 anos de experiência na área de gestão de pessoas , treinamentos de coaching e liderança com 10.000 horas de atendimento e treinamentos na área.



Sheila Reis

Psicóloga; Mestre em Sexologia; Especialista em Terapia de Grupo e Gerenciamento em Programas Sociais; com Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos. Psicoterapeuta e Orientadora em Saúde Sexual e Reprodutiva; Professora e Palestrante; Diretora da REISS Assessoria e Consultoria na área de Projetos Educacionais e Material informativo em Psicologia e Sexualidade Humana; Vice-presidente da SBRASH (2018/2019).



Objetivo do curso: Elevar seus conhecimentos sobre Coaching de Relacionamentos com foco em Sexualidade em uma sensibilização prática, onde você vai vivenciar ferramentas e técnicas, aprender o que é o Coaching e como esta abordagem pode ajudar na área de relacionamentos, sexualidade, autoconhecimento e melhor entendimento do outro.


O que você vai conquistar Descoberta e maximização de talentos, potencialidades e habilidades;
Maior comprometimento com a relação;
Fortalecimento da autoestima;
Uso do autoconhecimento em benefício da relação;
Quebra de ciclos viciosos dentro do relacionamento e de paradigmas sexuais.


Conteúdo de ponta com o que há de mais moderno no mercado de desenvolvimento humano O que é Coaching de Relacionamento e Sexualidade e Princípios Absolutos;
Cognição, Pensamento e Perguntas Poderosas;
Inteligência Emocional voltada para Relacionamentos e Sexualidade;
Psicologia Positiva;
PNL – Programação Neurolinguística;
Ferramentas e Técnicas da Prática de Coaching de Relacionamento e Sexualidade.


Certificação O Certificado emitido será de: Participação à Introdução ao Coaching de Sexualidade e Relacionamentos na Prática.

 
Promoção e Realização
Apoio
Organizadora
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal