|
Destaque desta edição
Doenças Debilitantes E A Sexualidade Do Casal
Rosenilda Moura da Silva
Maria Alexina Ribeiro
COMENTÁRIOS
Este estudo buscou investigar a repercussão que o câncer de pacientes sob cuidados paliativos tem sobre o relacionamento conjugal e a vida sexual do casal. Enfocamos algumas dimensões do relacionamento familiar e conjugal, como a fase do ciclo de vida e a forma como sistema está se adaptando e se reestruturando para lidar com as novas demandas; o relacionamento do casal com os filhos e outros membros da família; a vida sexual do casal, no período anterior ao recebimento do diagnóstico da doença e atualmente. Observamos a necessidade de ajustes do sistema familiar, flexibilização de papéis e fronteiras e divisão de responsabilidades, a partir do momento em que foi diagnosticada a doença e novas demandas se apresentaram aos membros da família, que se mostraram competentes nessas tarefas.
O casal participante está vivendo um momento de revisão e avaliação do relacionamento conjugal em que a história de vida é repassada em seus detalhes, dando lugar tanto aos momentos de satisfação quanto às mágoas e lembranças de infidelidades. Ivonete mostra-se compreensiva, talvez preocupada em poupar o marido, que já sofreu e está sofrendo com a doença da esposa e é tão solícito e dedicado a ela, assumindo seus cuidados com zelo, carinho, atenção e comprometimento. Assim, entendemos por cuidado uma atitude na qual a pessoa sai de si e centra-se no outro, podendo apresentar-se como um dos fatores que leva o esposo, no momento atual, a ser fiel. O câncer, ainda hoje, com todos os avanços da ciência, continua sendo uma doença com a marca da desesperança, por ainda ser, em muitos casos, debilitante e fatal. Nesse contexto, a religião tem um papel importante no resgate da homeostase do sistema, ao possibilitar o entendimento do que está acontecendo em um nível que transcende a lógica linear e promover esperança de um futuro em condições diferentes.
A doença traz sofrimento e, ao mesmo tempo, aproximação. Ivonete se diz mais solta e à vontade com sua sexualidade e fala em aproveitar o tempo.
Carlos questiona se a esposa está apenas tentando agradá-lo quando aceita ter relação sexual, refletindo a instabilidade psicossocial do homem frente às mudanças atuais do comportamento da mulher, em que o domínio e o poder pela sexualidade feminina sofrem alterações mediante uma maior expansão emocional, intelectual, laboral e sexual. Contudo, falar sobre sexualidade parece ter transportado o casal a um momento em que tudo era diferente, cheio de vida, do qual sentem saudade. Ao falar da situação atual, apesar de não desvinculá-la das circunstâncias, também expressam vitalidade.
O desejo de Ivonete em curtir esse tempo de maior abertura, mostra que a doença e seus comprometimentos podem tirar o vigor físico, mas não apagam a chama vital, o desejo de viver e, conseqüentemente, a sexualidade.
Enfocar duas questões aparentemente antagônicas, cuidados paliativos e sexualidade, foi uma experiência importante e acredito que, como pesquisadora, estou mais atenta às questões da complexidade do ser humano. Minha relação com os participantes despertou uma admiração imensa pela força que demonstraram na luta contra a doença debilitante. Assim, fazer este estudo humanizou minha essência pessoal e profissional como psicóloga e sexóloga. Ao mesmo tempo, ensinou-me que o ser humano possui uma condição que ultrapassa as barreiras de suas limitações diante das adversidades da vida.
Veja o que mais você pode encontrar nesta edição
Sumário
| Normas Para Publicação |
| |
| Editorial |
| |
|
| X Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana |
| |
15 a 17 de outubro de 2007. Recife, PE |
| |
|
Tema: Adoecer e Continuar Amando - A Arte de Ressignificar
Subject: Get Sick But Still Loving - The Art of Re-signifying |
| |
Viver a sexualidade com hiv/aids. Dá para ser feliz?
Living the sexuality with hiv/aids. Can one be happy?
|
| |
Zenilce Vieira Bruno, Zenilda Vieira Bruno |
| |
Doenças debilitantes e a sexualidade do casal
Debilitating illnesses and the sexuality of the couple |
| |
Rosenilda Moura da Silva, Maria Alexina Ribeiro |
| |
|
Tema: A Auto-imagem e a Sexualidade
Subject: Self-image and Sexuality
|
| |
O resgate da auto-estima: o desafio de superar as repercussões do tratamento cirúrgico do câncer de mama
A recovering self-esteem: the challenge of overcoming the effects of breast cancer surgical treatment |
| |
Iracema Teixeira |
| |
Tamanho de pênis. Inquietações masculinas e soluções
Size of penis. Male anxieties and solutions |
| |
Alfredo Romero, Inês Cavalieri, Sara Modenez |
| |
Tema : Reprodução assistida
Subject : Assisted reproduction
|
| |
O casal infértil, sentimentos e sexualidade
The infertile e couple – feeling and sexuality
|
| |
Vitória Menezes |
| |
Sociodrama: Terapia sexual conjugal: estupro e disfunções sexuais. Uma articulação metodológica entre psicodrama, sociodrama construtivista e EMDR.
Psychodrama sexual couple therapy with sexual disfunctions after rape. Methodologic articulation, constructivism sociodrama and EMDR. |
| |
Ana Maria Fonseca Zampieri |
| |
Conferência: Olhares sobre o desejo sexual
Conference : Views on sexual desire |
| |
Maria do Carmo de Andrade e Silva |
| |
Tema: Questões sobre o desejo
Subject : Questions about desire |
| |
Reflexões sobre o papel da mulher em relação ao desejo sexual
Reflections on women’s role regarding sexual desire
|
| |
Jaqueline Brendler |
| |
Tema: Orgasmo. Prazer e Necessidades Femininas
Subject: Orgasm. Pleasure and Women’s Needs |
| |
A arte erótica, a fantasia e o desejo sexual
The erotic art, fantasy and sexual desire |
| |
Amparo Caridade |
| |
A vida sexual após o parto
Love and sex after childbirth
|
| |
Sandra Cristina Poemer Scalco e Walter Oliveira |
| |
|
Tema: A Clínica das Disfunções Sexuais Femininas
Subject: The Clinic of Sexual Female Dysfunctions |
| |
Anorgasmia. O silêncio do prazer
Anorgasmia . The silence of pleasure |
| |
Ana Regina de Oliveira Moura |
| |
Vaginismo: Quando o medo fecha a porta do prazer
Vaginism – When fear closes the doors to pleasure |
| |
Christhyne Rose Cavalcante |
| |
|
Tema : Disfunção Erétil
Subject: Erectile Dysfunction
|
| |
O impacto do tratamento da disfunção erétil sobre o casal
Impact of erectile dysfunction treatment in the couple |
| |
Zenilce Vieira Bruno, Paulo Henrique de Moura Reis |
| |
A eficácia do tratamento psicoterápico associado a acupuntura em paciente com disfunção erétil
The efficiency of the treatment psychotherapy associated the acupuncture in patient with erectile dysfunction |
| |
Deusanete Carneiro Maciel, Érika Borges P. Chein, Simone Varella Antoniutti Smaniotto |
| |
|
Tema: Sobre a Ejaculação
Subject: About Ejaculation |
| |
Definições e diagnóstico da ejaculação rápida
Definitions and diagnosis of rapid ejaculation |
| |
Bruno Silva Peixoto de Carvalho, Gisele Vajgel Fernandes, Adriano Almeida Calado |
| |
|
Tema: Sexualidade e Promoção de Saúde
Subject: Sexuality and Health Promotion |
| |
Sexualidade depressiva: Realidade presente e futura
Depressed sexuality: Present and future reality |
| |
Carlos Pol Bravo |
| |
|
Tema: A Interface da Sexologia com Outras Profissões
Subject : The Interface of Sexology with Other Professions |
| |
Saúde sexual : A medicalização da sexualidade e do bem – estar
Sexual health: The medicalization of sexuality and well-being |
| |
Alaim Giami |
| |
A interface da sexologia com outras profissões: o psicólogo
The interface of sexology with other professions: The phychologist |
| |
Raquel Simone Veraschin |
| |
|
Tema: Ambulatórios de Sexologia e Reprodução em Hospital Público
Subject: Ambulatories of Sexology and Reproduction in Public Hospital |
| |
Ambulatório de sexologia do instituto de ginecologia da UFRJ – Hospital Moncorvo Filho
The ambulatory of sexology of ginecology institute of UFRJ |
| |
Maria do Carmo de Andrade e Silva, Paulo Roberto Bastos Canella |
| |
|
| Ficha para Atualização de Dados e Anuidade |
| |
|
Proposta de Inscrição
|
|