|
Destaque desta edição
EROS
Paulo Roberto Bastos Canella
COMENTÁRIOS
Ha três representações de Eros: como Deus primordial, como Deus olímpico, e como um daimon, um emissário do divino nas uniões entre os humanos.
Como Deus primordial Eros, com o nome de Fanes (o brilho) descende de Caos, a energia do vazio primordial anterior à criação. Além de Eros, Caos gerou ainda Erebo, o mundo subterrâneo e Geia, a terra. Na cosmogonia órfica, há duas acepções para a geração de Fanes: Caos teria gerado Nix, a noite, que pôs um ovo do qual nasce Eros da gema e das duas metades da casca surgem Uranos, o céu e Geia, a terra cósmica. A outra acepção diz que Cronos, o tempo, gera no Éter e no Caos o ovo primordial do qual nasce Fanes, a gema e, das duas metades da casca, Urano e Geia. Os órficos ainda ensinam que Zeus engoliu Fanes e os demais deuses primordiais, para instalar a hegemonia olímpica.
Na Teogonia de Hesíodo, Nix e Caos precedem a criação do Ceu e da Luz (Éter e Hymero). É Eros que permite a união de Caos, Noite e Erebo, para que possam procriar amor, união, atração. Eros mistura, multiplica, varia as espécies animais e vegetais; os minerais líquidos e fluidos é toda a criação. União, afinidade universal. Imagina-se o Anteros, a antipatia, (o ódio) a desunião, aversão, desagregação. Anteros é a força que solicita a ação de Eros para que o universo não volte ao Caos.
O Eros primordial se revela como um princípio de união, as coisas primordiais nasciam de outras coisas primordiais, cunhando entidades simbólicas representativas; com Eros, coisas se unem para produzir outra coisa, a reprodução por emanação dá lugar à reprodução por conjugação, quase como de assexuada para sexuada.
Como deus maior, Eros representa, assim, a coesão interna do cosmos e a capacidade de geração, a conjugação, a reprodução. Em Tespias, venerava-se Eros em uma pedra bruta.
O Eros primordial seria a força de atração, de coesão, entre todas as coisas do universo que se organizaram a partir do Caos.
Como deus nobre, olímpico, Eros tem várias origens. É tido como filho de:
1-Hermes e Afrodite: do Hermes Deus do comercio e da Afrodite nascida da espuma causada pelo semem dos testículos de Urano (o céu), castrado por Crono (tempo) e jogados ao mar, a chamada Afrodite urânia, celeste, representante do amor que une para o bem e o belo.
2-Ares e Afrodite: Ares, o Deus da guerra, e a Afrodite, filha de Zeus e Dione, chamada de pandêmica, popular, representando o amor vulgar, erótico reprodutivo. Este Eros pode ser tido como irmão o Anteros, o amor contrário ou recíproco.
3-Hermes e ArtemisCtônia (filha de Zeus e Perséfone em curiosa variante do mito). Seria o Eros alado, depois, entre os romanos, o Cupido, embora também seja tido como filho de Venus.
4- Filho de Ilítia, a deusa dos partos, depois ligada a Hera, essa deusa primitiva seria a mãe de Eros, outra curiosa variante do mito.
É esse Eros olímpico que se vê representado como um menino alado, com seu arco e suas flechas na aljava, a fazer traquinagens, flechando as pessoas e fazendo-as apaixonar umas pelas outras. É o Cupido, romano, que muitas vezes causa serias confusões de amor, mas de certa forma justificando divinamente amores inusitados e inconseqüentes.
Como deus “menor”, o popular Eros tem a representação de um daimon (daimonius), um gênio, um emissário entre os deuses e os homens. Platão, em “O Banquete”, faz Diotima - uma personagem criada pelo fundador da Academia, como filósofa de Mantineia, mestra do ainda jovem Sócrates-contar que Eros é filho de Pénia e Poros.
Penia é a pobreza, a falta, a carência, e Poros é o engenho, a passagem, o expediente , o recurso. Este Eros platônico nascido nos Jardins de um palácio, onde havia uma festa dos Deuses para a qual Penia não fora convidada. Vagava Penia entre as flores, quando encontra o belo Poros dormindo embriagado e com ele se une, concebendo Eros. Justifica Platão, dessa forma, porque, em busca do seu objeto afetivo, o Amor é capaz de enormes baixezas e fantásticas artimanhas para chegar a realização dos desejos amorosos.
A passagem do Eros/Fanes primitivo, violento, dionisíaco, para o Eros luminoso, apolíneo se mostra no mito de Eros e Psique, relatado por Lucio Apuleio em “Metamorfoses”, já na Roma do século II. Apuleio descreve, em dois capítulos e meio, o mito das afinidades entre a alma e o amor. Afinidades que envolvem, até hoje, os humanos.
Veja o que mais você pode encontrar nesta edição
Sumário
| Normas Para Publicação |
| |
| XII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana |
| |
4 a 7 de outubro de 2009. Foz do Iguaçu, RN |
| |
| Editorial |
| |
Conferência: Sexologia, saúde sexual , direitos sexuais, medicina sexual: Um campo em movimento
Conference : sexology, sexual health, sexual medicine : Recent changes in the field
|
| |
Alain Giami |
| |
|
Tema: Sexualidade e Sociedade
Subject: Sexuality and Society
|
| |
Sexualidade humana: Redundância necessária ou prejudicial?
Human sexuality: Necessary or detrimental redundancy? |
| |
Francisco Juan José Viola |
| |
Corpos sexuados: Raízes na história e na cultura
Sexed bodies: Roots in the history and in the culture |
| |
Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes |
| |
Tema: DST e AIDS
Subject: STD and AIDS
|
| |
Dificuldades sexuais em homens portadores de HIV/AIDS
Sexual difficulties in men carriers of HIV/AIDS
|
| |
Camila Moraes Marques Gaglia, Mônica Gonçalves de Melo Teixeira |
| |
Tema: Adolescência e Sexualidade
Subject: Adolescence and Sexuality |
| |
El Sexo oral entre adolescentes de la ciudad de Buenos Aires y El conurbano bonaerense Argentina 2008
Oral sex among adolescents at Buenos Aires city and nearby towns Argentine 2008
|
| |
Cristina Tania Fridman |
| |
Tema: Comportamento Sexual
Subject: Sexual Behaviour |
| |
“O prazer secreto” – Sexo anal
The secret pleasure (Anal sex) |
| |
Celso Marzano |
| |
|
Tema: Desvios Sexuais
Subject: Sexual Deviation
|
| |
Distorções cognitivas nas parafilias
Cognitive distorsions in parafilias |
| |
Oswaldo Martins Rodrigues Jr. |
| |
|
Tema: Conferência: Eros
Subject: Conference: Eros
|
| |
Eros
Eros |
| |
Paulo Roberto Bastos Canella |
| |
|
Tema: Autoestima, Corporalidade e Relacionamento Afetivo-sexual
Subject: Self-affection, Bodyand Sexual Relationship |
| |
Mulheres que amam demais: Reflexões sobre o grupo MADA
Women who love too much: reflections on the group MADA
|
| |
Flávia Marinho Coelho e Iracema Teixeira |
| |
|
Tema: Sexualidade Feminina
Subject: Female Sexuality |
| |
Mulher bonita e sarada tem desejo sexual garantido?
Do beautiful and athletic women have guaranteed sexual desires? |
| |
Adriane Branco, Vânia Macedo Bressani |
| |
|
Tema: Neurofisiologia da Sexualidade
Subject: Neurology and Sexuality |
| |
Atuação da fisioterapia nas disfunções sexuais femininas
Physiotherapy’s performance on women sexual dysfunction |
| |
Michelle Cristina Waitman da Fonseca |
| |
|
Tema: Manejo Clínico da Sexualidade
Subject: Clinical Management and Sexuality
|
| |
Abordagem da sexualidade no contexto da atenção primária à saúde: possibilidades de cuidado
The role of primary health care in the managements of sexual problems |
| |
Rodolfo de Carvalho Pacagnella |
| |
|
Tema: Reprodução Assistida e Sexualidade
Subject: Assisted Reproduction and Sexuality |
| |
Reprodução assistida e sexualidade
Assisted reproduction and sexuality |
| |
Rose Marie Massaro Melamed |
| |
|
Tema: Avaliação Psicológica em Disfunção Sexual
Subject: Psicologic Estimation of Sexual Disfuntion
|
| |
Uso de instrumentos psicológicos para avaliação e processo terapêutico em sexualidade
The use of psychological instruments for evaluation and psychoterapeutic process in sexuality |
| |
Oswaldo M. Rodrigues Jr. |
| |
Instrumentos de medida para avaliação da função sexual masculina no Brasil
Measurement instruments to the assessment of the male sexual function in Brazil |
| |
Ítor Finotelli Jr. |
| |
|
Tema: Sexualidade Masculine
Subject: Male Sexuality |
| |
Desempenho sexual masculino: Uma cobrança?
Male sexual performance: A expectation? |
| |
Paulo Roberto Bastos Canella |
| |
|
Tema: Terceira Idade
Subject: Old Age |
| |
Envelhecimento: Afetividade, sexualidade e qualidade de vida
Aging: Fondness, sexuality and quality of life |
| |
Maria Luiza Macedo de Araujo |
| |
|
Tema: Diversidade Sexual
Subject: Sexual Diversity |
| |
Relacionamentos homoafetivos entre gays
Same-sex couples relationships between gays |
| |
Hugues Costa de França Ribeiro |
| |
|
Tema: Educação Sexual
Subject: Sexual Education
|
| |
Pais conscientes, educadores capacitados - Educação sexual para crianças e adolescentes
Conscious parents, enabled educator - Sexual education for children and adolescents |
| |
Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes |
| |
|
Tema: Sexualidade e Deficiência
Subject: Sexuality and Deficiency
|
| |
A pessoa cega: erotismo e a mídia
The blind: erotism and the media |
| |
Maria Alves de Toledo Bruns |
| |
|
Tema: Meios de Comunicação e Sexualidade
Subject:Media and Sexuality
|
| |
Orkut e suas inter-relações com a intimidade pessoal e conjugal
Orkut and its connection with personal and couple’s intimacy |
| |
Aruza do Carmo Ribeiro Carelli, Sandra Baptista |
| |
|
Tema: Sexualidade, Trabalho e Qualidade de Vida
Subject: Sexuality, Work em Life Quality
|
| |
Sexualidade e meio ambiente
Sexuality and environment |
| |
Paulo Roberto Bastos Canella |
|