A importância da inclusão da disciplina sexualidade no curso de formação de professores a partir da atual situação da educação sexual no Rio de Janeiro/Brasil

Título: A importância da inclusão da disciplina sexualidade no curso de formação de professores a partir da atual situação da educação sexual no Rio de Janeiro/Brasil
Autor(es): Y. M. A. Portela
Ano: 2013
Periódico: Revista Brasileira de Sexualidade Humana
Volume: 24
Número: 2
Páginas: 165-173
Tipo de Artigo: Trabalhos de Pesquisa
ISSN: 2236-0530
Palavras-chave: formação de professor; sexualidade; educação sexual; formation of professor; sexuality; education sexual
Língua: Portuguese

Resumo: O presente artigo objetiva colocar em discussão a dinâmica que envolve a definição do conhecimento a ser transmitido aos alunos nas instituições educacionais, em especial, as de nível superior, através da Teoria do Currículo; e a busca de caminhos, com a participação de temas, como a Sexualidade, que promovam a construção de uma educação transformadora do indivíduo e da sociedade como um todo. Para tanto, a autora menciona projetos por ela desenvolvidos no sistema educacional com o questionamento e a inclusão da disciplina Sexualidade, ao discutir a formação do professor no curso de graduação em Pedagogia e a Educação Sexual nas escolas. Foi percebido que se torna necessário rever os currículos das instituições educacionais para coaduná-los a uma proposta de educação emancipadora, considerando a inclusão da disciplina Sexualidade e, assim, colaborando decisivamente para o processo de uma educação integral do indivíduo na busca da construção da cidadania, pautada em princípios verdadeiramente democráticos. / This current article has as its goal put into discussion the dynamic that involves the definition of knowledge to be transmitted to students in educational institutions, in special, Universities, through the Curriculum Theory; and the search of ways, with issues participation, like Sexuality, that promotes the construction of a transforming education related to the person and the society, as a whole. So, the author shows some projects developed by herself in the educational system dealing with the inclusion of Sexuality as a subject, to discuss the formation of professors at the Education Graduation Course and Sexual Education at schools. It was noticed that it becomes necessary the review of educational institutions curriculums to join them a proposal of an emancipating education, considering the inclusion of Sexuality subject and, likewise, collaborating decisively to the process of an integral education to the one in the search of a citizen construction, based on truly democratic principles.

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