Educação sexual e formação do professor: necessidade e viabilidade

Título: Educação sexual e formação do professor: necessidade e viabilidade
Autor(es): T. C. P. C. Fagundes
Ano: 1993
Periódico: Revista Brasileira de Sexualidade Humana
Volume: 4
Número: 2
Páginas: 154-163
Tipo de Artigo: Opinião
ISSN: 0103-6122
Língua: Portuguese

Resumo: A questão da educação sexual nas escolas constitui-se, sem dúvida, numa das mais discutidas atualmente e a defesa pela sua efetivação desde as séries iniciais tem sido bastante frequente. Entretanto, constata-se que o professor que atua nesse nível de ensino não recebe preparo adequado em educação sexual durante o processo de sua formação docente (Fagundes, 1986 e Moreira, 1986). Pretendeu-se com esta pesquisa analisar a situação nos estabelecimentos de ensino público e particular de Salvador que oferecem o curso de Magistério e estabelecer uma sistemática de ação conjunta Universidade/Comunidade, na busca de soluções para o problema. ;Sexual education in school constitutes one of tile most polemic issues nowadays, and the pursuit of its implementation in the first grades of elementary school has been constant. However, it is know that the teacher that works one this level does not receive proper training in sexual education during the time of his/her formal education (Fagundes, 1986, e Moreira, 1986). The objective of this research was to analyze this problem in the public and private schools in Salvador that offer the Normal Course and establish a plan of action in conjunction with the University/Community in search of solutions for this unfortunate situation.

Entrar